Automação de TI e orquestração: entenda a diferença entre esses dois processos

Automação é um termo frequentemente falado em empresas, seja qual for a área de atuação. Em muitos casos, as pessoas acabam confundindo com o processo de orquestração, já que são conceitos muito próximos.

De acordo com cada situação, seja qual for o termo correto a ser utilizado, ambos são essenciais em um processo de transformação digital bem-sucedido. Entenda agora mesmo o que é orquestração e sua diferença com a automação neste artigo.

Qual a diferença entre automação de TI e orquestração?

Para entendermos melhor a diferença entre automação de TI e orquestração, é necessário explicar individualmente cada um, visto que são conceitos muito próximos e fáceis de serem confundidos.

O que é automação de TI?
Geralmente as pessoas se referem à automação de processos, quando estão falando de fluxos inteiros de trabalho, mas, na verdade, essa afirmação está incorreta.

A automação refere-se à configuração de uma única demanda para execução por conta própria. A automatização de uma tarefa pode ser aplicada tanto no desktop quanto na nuvem e pode se referir a qualquer coisa, como um lançamento de servidor web, por exemplo.

O que é orquestração?
Quando falamos da automação de toda uma infraestrutura de TI, incluindo diversas tarefas de um processo, estamos falando de orquestração. É um processo mais complexo, pois é necessário conhecer e acompanhar cada etapa de um projeto, incluindo a variedade de plataformas, como aplicativos, bancos de dados, entre outros.

Quais são os principais benefícios da automação de TI e da orquestração de processos?

Geralmente quando se opta pela automação, mesmo sendo para uma única tarefa, sua consequência pode ser em uma escala muito maior, como em todo o processo, assim como a orquestração, que envolve a automação de muitas tarefas para o mesmo propósito.

Independentemente do processo aplicado, tanto a automação quanto a orquestração de processos trazem muitos benefícios:

Diminuição de atritos entre pessoas: sabemos que é muito importante a colaboração em equipes em um projeto e processos, mas temos consciência de que o atrito entre pessoas é algo comum nessas ocasiões. A automação ou orquestração de processos certamente contribui para que esses episódios diminuam ou simplesmente não aconteçam.

Aumento da produtividade: os humanos podem realizar tarefas que requerem pensamento, análise e tomada de decisões. Os processos que envolvem força podem ser automatizados, aumentando a produtividade.

Economia: a automação e/ou orquestração de processos pode contribuir para a diminuição de custos gerais de TI.

Consistência: a padronização de processos, através da automação de infraestrutura de TI, traz a consistência e a confiabilidade de toda uma produção, contribuindo para a boa imagem de uma marca, por sempre oferecer produtos tão bons.

Faça a transformação digital de sua empresa

No mercado brasileiro há mais de 10 anos, a eZly é referência para grandes organizações nacionais e multinacionais, com o desafio de integrar dados B2B/ EDI, contribuindo com a integração de um alto volume de dados com conversão e interação ajustável a diversos sistemas internos, fornecedores, clientes e parceiros externos.

Com essa integração, as empresas conseguem reduzir custos e obter uma visibilidade gerencial melhor de seus processos. Fale com o time da eZly e simplifique os processos de TI em sua empresa.