Os percalços da transformação digital – e como seguir nessa estrada com segurança
A transformação digital é caminho sem volta. Não se trata mais de se preparar para o futuro, mas de estar pronto para o presente. Segundo pesquisa recente da Samba Digital, empresa especializada na migração para o digital, 45,7% das empresas brasileiras já adotam alguma estratégia de transformação digital. E não foi apenas a pandemia de COVID-19, que obrigou muitos negócios e abrir vertentes digitais, que acelerou o processo. Segundo o relatório, a democratização da tecnologia e as mudanças de comportamento do consumidor também foram importantes.
Mas seguir por qualquer tipo de estrada tem seus percalços, e isso não é diferente no caminho até a transformação digital. Com o aumento das atividades das empresas no mundo cibernético, aumentam as tentativas de crimes. E o Brasil é um dos países mais atacados por criminosos cibernéticos, em várias áreas. Um dado estarrecedor: de acordo com dados da fabricante de antivírus Kaspersky, os ataques no Brasil contra conexões relacionadas ao home office subiram de 11,6 milhões em fevereiro de 2020 para 35,5 milhões no mês seguinte. Outro relatório da mesma empresa, “Panorama de Ameaças na América Latina”, revelou que de cada 3 ataques, 2 eram voltados contra empresas.
O que fazer?
Não adianta continuar a utilizar os mesmos processos e esperar resultados diferentes. É preciso entender que os criminosos digitais não são nerds que dividem seus dias entre tentativas de pishing e maratonas de Star Wars. Na verdade, são grandes quadrilhas internacionais, que dedicam seu tempo e recursos consideráveis para invadir sistemas corporativos. Neste contexto, o uso de tecnologia estado de arte pode significar para uma corporação a proteção ideal.
Uma tendência recente para garantir a eficiência e segurança de processos de integração de dados B2B é a conteinerização. De maneira geral, ela significa a reunião em um mesmo host de controle vários processos organizados isoladamente. O container é o encapsulamento do código e de todas as dependências, bibliotecas, bins e arquivos necessários para que ele funcione. Isolado, ele pode ser codificado uma única vez para que possa ser executada em qualquer ambiente – localmente ou na nuvem.
O gerenciamento dos containers pode ser realizado por meio da tecnologia de Kubernetes (ou k8s). Trata-se de um software de código criado para implantar e gerenciar em larga escala aplicativos conteinerizados. Desenvolvido originalmente pelo Google, o Kubernetes é utilizado nos sistemas de cloud do agregador.
O Kubernetes é o passo seguinte para as empresas que utilizam containers. Essa tecnologia permite a execução de qualquer tipo de aplicativos conteinerizados por meio da utilização do mesmo conjunto de ferramentas no local e na nuvem.
O AWS EKS é um serviço Kubernetes, e está presente na solução IBM STERLING B2B Integrator. Ele elimina a necessidade de provisionar e gerenciar servidores e aumenta a segurança, ao conceber aplicativos isolados. O EKS está profundamente integrado com serviços como o Amazon CloudWatch, grupo de Auto Scaling, AWS Identity and Access Management (IAM), e Amazon Virtual Private Cloud (VPC), proporcionando ambiente ideal para monitorar, escalar e balancear aplicativos. Além disso, o EKS possibilita consumir recursos de malha de serviço e trazer observacionalidade rica, controles de tráfico e características de segurança para os aplicativos. Finalmente, o EKS oferece um plano de controle escalável e altamente disponível que funciona em várias zonas de disponibilidade para eliminar qualquer ponto de falha.
A solução será tema do webinar “eZly & IBM: Participe da demo IBM STERLING B2B Integrator na AWS usando EKS”, no dia 11 de novembro. O evento, gratuito, terá abertura de Estevão Andrade, CEO da eZly, e apresentação de Danilo Brito Siqueira, DPO/Senior Solutions Architect da eZly. Faça sua inscrição no link https://event.on24.com/wcc/r/3447422/6C48FDC4E9ABE4315A43A8E50FC6DC17
A eZly é Gold Partner IBM, uma das únicas empresas da América Latina com Certificação de Accreditation IBM em soluções B2B e tem ajudado centenas de empresas na integração de dados, em processos complexos, de forma eficiente e segura.