Por que a governança é a chave para o sucesso do B2B?
Em todas as áreas empresariais, a governança tem se capilarizado como uma ferramenta de controle para manter os negócios funcionando em um patamar alto de atuação. Não é diferente na área de TI, na qual a legislação avança de maneira a manter e garantir o direito das pessoas e empresas à sua privacidade de dados.
No segmento B2B, a governança se torna crítica. Afinal, o fundamento dos negócios são transferências de arquivos seguras de ponta a ponta, sem que haja desvios ou perdas de controle.
Neste artigo, vamos falar por que sua empresa deve avançar na governança de dados para prosperar nas operações B2B.
Como a tecnologia pode garantir a governança
Já não é novidade que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) sacudiu o mundo empresarial ao definir os contornos legais sobre direitos à privacidade de dados e, por que não, instituir sanções para quem não cumprir. Além de um ambiente legal regulado, um desejo das empresas mais sérias, criou-se a necessidade de avançar com a governança de dados.
Isso vai muito além do direito em si. É necessário hoje em dia se acercar de tecnologias que possam dar conta da segurança e do cumprimento de normas cada vez mais rígidas para proteger dados e sistemas das ameaças virtuais. E tudo isso sem afetar a eficiência dos negócios.
Esse cenário se torna mais crítico na cadeia B2B. Afinal, são múltiplos agentes trocando arquivos de diversos tipos, em operações diferentes e de forma contínua. A natureza do negócio já força que sejam adotados padrões transacionais que mantenham todo o ambiente em segurança.
A governança no B2B
O ambiente da troca de arquivos no B2B é altamente dinâmico. As mudanças ocorridas nele precisam ser prontamente identificadas e, se for o caso, os profissionais responsáveis pelo gerenciamento devem estar aptos a dar respostas imediatas.
Somente pela alta visibilidade dos ambientes B2B é possível manter os níveis de controle estabelecidos pela governança corporativa e de dados. Para isso, é necessário contar com as tecnologias certas que:
- Monitorem e gerenciem todas as operações da cadeia B2B;
- Deem visibilidade a todas as transações e ambientes de troca de arquivos;
- Respondam com prontidão a exceções e mudanças no ambiente.
Esses são requisitos para que uma empresa saia do modo reativo e tenha maior controle sobre sua própria infraestrutura, contribuindo para manter as expectativas de governança.
Os benefícios vão além. Com esse nível de controle conseguido a partir da adoção de tecnologias de ponta, os negócios ganham também em:
- Redução de custos com prevenção de downtime;
- Detecção de eventos de pequeno porte e alertas;
- Melhoria no relacionamento entre os agentes na cadeia de suprimentos;
- Otimização de processos na rede;
- Melhoria dos serviços críticos.
Em meio a tantos eventos críticos, distribuídos em até centenas de milhares transações diárias, é necessário adotar tecnologias que de fato possibilitem um monitoramento constante do ambiente e produzam uma experiência do usuário superior.
A eZly é IBM Gold Partner em soluções B2B e pioneira nas soluções IBM Sterling in cloud, e o que antes parecia complexo na hora de implementar, hoje é uma realidade simples. Tenha todos esses benefícios ao contar com as soluções que podem fazer a diferença no gerenciamento do seu negócio. Integre tecnologias para elevar a governança da sua cadeia B2B.