a era dos dados

Série A Era dos Dados ajuda a compreender computação na nuvem

Atenção, este texto contém spoilers

 

O que a tecnologia para previsão do tempo e a computação em nuvem têm em comum? Esta e outras improváveis conexões fazem parte do episódio Nuvens, da série documental A Era dos Dados, disponível na plataforma de streaming Netflix. Apresentada pelo jornalista científico Latif Nasser, a produção investiga o impacto da transformação digital para a sociedade, apontando conexões entre os seres humanos, o mundo e o universo.

Com uma linguagem didática, acessível, dinâmica e por vezes, cômica, Nasser inicia sua busca pelo tema traçando pontos em comum entre a criação e o aperfeiçoamento da previsão do tempo e como isso contribuiu para o desenvolvimento de supercomputadores, o que mais tarde contribuiria para o surgimento da chamada Cloud Computing.

O episódio explica que o termo “nuvem” foi cunhado quando engenheiros pioneiros buscavam um jeito simples de diagramar redes complexas conectadas pela internet. Para resolver a questão, eles desenharam bolhas ao redor destas redes parecidas com o formato de uma nuvem. Com o passar do tempo, a palavra passou a ser conhecida também pelo novo significado, sendo adotada por outros profissionais de TI.

No decorrer do capítulo, Nasser aborda o quão presente a computação está na nossa realidade contemporânea, trazendo curiosidades e interligando pontos surpreendentes para a audiência.

 

A nuvem e as políticas públicas

Além de detalhar o que é preciso para fazer a tecnologia na nuvem operar, o episódio explora como o desenvolvimento da Cloud Computing pode ajudar na criação de políticas públicas, ao redor do mundo. O jornalista apresenta alguns exemplos, como no continente africano, onde atualmente essa tecnologia é usada para previnir o surto de doenças infecciosas, a partir da captação de dados de diferentes regiões, integrados por meio de um sistema arquitetado na nuvem.

A produção foi também até a Estônia para compreender como a Cloud Computing pode acabar com a burocracia entre governos e cidadãos. Conhecido por ser uma das nações mais avançadas digitalmente, o país lançou uma identificação digital que concentra todas as informações dos seus habitantes em uma única numeração.

No decorrer do episódio, Nasser conversa com Marten Kaevats, assessor digital nacional da Estônia, que detalha porque o país é considerado o primeiro do mundo a operar 100% de forma digital. “Isso significa que sempre que você interage com o governo, você não precisa ficar em uma fila, seja para renovar sua licença para dirigir ou para registrar um carro. Neste ano, por exemplo, preenchi meu imposto de renda em 18 segundos. A média no país é de três minutos para isso”, esclarece Kaevats.

O processamento de dados em nuvem na Estônia é tão avançado que se uma pessoa liga para uma ambulância, antes de chegar até a residência do paciente, a equipe de socorristas já tem acesso a informações como nome, idade, tipo sanguíneo e possíveis medicações de uso contínuo. A segurança pública e a cultura também são destaque no episódio. Desde a implementação do sistema no país, nenhum estoniano teve o documento digital roubado.

 

Nuvens no oceano

Outra curiosidade trazida pela série é a de que para levar internet ao mundo todo, a computação em nuvem precisa de estruturas terrestres, mas também oceânicas. São mais de 2 milhões de quilômetros em fios com fibra ótica, protegidos por cabos de aço que estão embaixo d’água, ligando um continente ao outro, quantidade equivalente à distância necessária para ir à Lua e voltar 3 vezes.

Uma das desvantagens apontadas pela série é o custo para que a tecnologia funcione. Uma simples busca no Google utiliza a mesma quantidade de energia que uma lâmpada de led acesa durante 3 minutos. Atualmente, a estrutura para computação em nuvem mundial emite tanto CO2 na atmosfera quanto a indústria aeronáutica inteira.

 

Jornada Para Nuvem

O tema da Jornada Para Nuvem está em alta e tem feito parte da transformação digital da nova economia. Muitas empresas já perceberam as vantagens em trabalhar com um ambiente desenvolvido para arquitetura in cloud. Para ajudar na tomada de decisão, criamos o infográfico Jornada Para Nuvem no Processo de Transformação Digital. O material está disponível gratuitamente para download e pode ser baixado aqui. Também falamos um pouco mais sobre o assunto, no blog-post 5 Razões para Sua Empresa Adotar uma Estratégia Multicloud.

A eZly conta com soluções em nuvem que podem ajudar seu negócio a ir mais longe, com métodos ágeis, crescimento escalável e segurança no armazenamento e trânsito de dados. Quer saber mais? Entre em contato com um de nossos especialistas pelo telefone +55 11 3045-8282 ou por meio do nosso formulário, disponível em https://ezly.com.br/fale-com-a-ezly/.

A eZly é Gold Partner IBM, uma das únicas empresas da América Latina com Certificação de Accreditation IBM em soluções B2B e tem ajudado centenas de empresas na integração de dados, em processos complexos, de forma eficiente e segura.