3 tendências de fluxo de automação para área de TI em 2021

As tecnologias de fluxo de automação para a área de TI são desenvolvidas para substituir os jobs manuais das empresas e as organizações estão tentando acompanhar as mudanças provocadas constantemente pela transformação digital. Neste artigo, desenvolvido pela eZly, vamos explorar algumas tendências que devem se intensificar nos próximos anos. 

Para saber mais sobre fluxo de automação, baixe o nosso material “Automação de workflow para iniciantes”. Você vai entender as inúmeras vantagens de contar com essa tecnologia na sua empresa.  

Arquiteto de automação

Os fluxos de automação que envolvem uma combinação híbrida de infraestrutura de TI em nuvem precisam de profissionais qualificados para orquestrar os jobs nas companhias. Mesmo reconhecendo essa lacuna a ser preenchida, principalmente pelas empresas de médio porte, ter profissionais dedicados exclusivamente para arquitetar estratégias de automação não é muito comum, mas deve melhorar ao longo dos anos. 

Segundo pesquisa da consultoria Gartner, 20% das empresas que reconhecem essa necessidade empregaram arquitetos dedicados para essa função. Em 2025, esse percentual deve subir para 90% entre as grandes companhias.

 

Hiperautomação e HDIM

As companhias estão introduzindo recursos baseados em Inteligência Artificial (IA) e machine learning nos fluxos de automação de ponta a ponta, assim como nos processos de negócios. A maioria das soluções de automação é desenvolvida com o objetivo de substituir o processo manual, por exemplo, gerenciamento de dados ou serviços. 

Com a implantação dos recursos de hiperautomação baseado em IA, as empresas conseguem orquestrar operações autônomas em um ambiente de TI híbrido complexo, o que acabou convergindo no que chamamos de Hybrid Digital Infrastructure Management (HDIM), um recurso de gerenciamento orientado por tecnologia unificada para ambientes de infraestrutura híbrida. 

 

DevTestOps

Através dos conceitos de hiperautomação e a estrutura DevOps SDLC, o controle de qualidade está aderindo aos recursos de automação em fluxos de trabalho de ponta a ponta. A aplicação de testes contínuos estão convergindo para fluxos de trabalho DevOps no início do Ciclo de Vida de Desenvolvimento de Sistemas (SDLC), para melhorar a qualidade do software.

O resultado disso é a junção do desenvolvimento, operações e testes por meio de esforços colaborativos de equipes apropriadas, o que conhecemos como DevTestOps. A automação continua sendo um foco de esforço de testes contínuos, com objetivo de melhorar a visibilidade da qualidade do software a partir de testes iniciais e completos.

 

Como a eZly pode ajudar nesta transformação digital do fluxo de automação para área de TI?

Para atingir a transformação digital, são necessários esforços contínuos que envolvem a contratação de talentos e acompanhamento das atualizações que giram em torno do universo do fluxo de automação para a área de TI.

Atuando há mais de 10 anos no mercado brasileiro, a eZly tem apoiado grandes organizações nacionais e multinacionais a transpor o desafio da integração de dados B2B/ EDI, dando suporte na missão de integrar alto volume de dados com conversão e interação ajustável a diversos sistemas internos, fornecedores, clientes e parceiros externos. 

Por meio dessa integração, essas empresas conseguem reduzir custos e alcançar uma melhor visibilidade gerencial sobre todos os processos. Entre em contato com a equipe da eZly.