Cibersegurança contra o vazamento de dados: os benefícios de uma integração de dados na nuvem

O mundo corporativo brasileiro tem a necessidade urgente de dar mais valor à proteção de dados. Mais de 40% das empresas do País não têm planos de contenção para vazamento de informações. Desse modo, não apenas usuários e colaboradores estão em risco, mas também o próprio negócio, principalmente quando se considera que, hoje, a multa por infração da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pode chegar até R$50 milhões. Esses são os resultados da pesquisa “Diagnóstico LGPD: Maturidade do RH na proteção de dados”, divulgada em outubro pela HRTech e realizada com apoio do site de oportunidades profissionais InfoJobs.

Outra pesquisa, da empresa norte-americana Akamai, mostra que o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial de roubo de dados pessoais na internet. É mais um ponto de atenção para que as organizações se adequem às normativas previstas pela LGPD.

Mas como obedecer aos ditames da nova legislação e também se resguardar contra vazamento de dados? A boa notícia é que uma empresa que esteja em dia com as regulações da LGPD terá automaticamente uma boa estrutura de cibersegurança.

O motivo? Um dos principais recursos para garantir segurança dos dados em rede é a criptografia. Ela garante a segurança de processos B2B sigilosos, como transações bancárias, informações sobre os colaboradores da empresa e dados de clientes, entre outros documentos.

Mesmo durante o trânsito de dados, a criptografia é capaz de minimizar riscos, o que é especialmente importante na integração de informações em processos B2B complexos, como no caso de seguradoras, planos de saúde e instituições financeiras. A segurança de todas as partes envolvidas é garantida, sejam elas parceiros ou clientes. E desse modo, evitam-se multas e processos judiciais.

A criptografia é especialmente relevante em ambientes baseados na nuvem, caracterizados por velocidade e capacidade escalável. Antes de armazenar as informações em nuvem, é preciso criptografar os dados. E nesse sentido, é fundamental contar com um software que garanta a proteção aos dados dos clientes.

Além de conta com criptografia avançada, o ambiente de cloud permite monitoramento em tempo real dos processos, o que ajuda a prever situações de risco e gerar respostas rápidas. Além disso, esse tipo de arquitetura torna mais fácil a definição de níveis de acessos diversos a diferentes tipos de colaboradores, o que ajuda ainda mais e aumentar o nível de segurança.

É extremamente desaconselhável utilizar recursos gratuitos para a troca de dados em ambientes de nuvem. O protocolo FTP, por exemplo, não foi projetado com o objetivo primário de garantir a transferência segura de arquivo. Já o protocolo SFTP carece de controles de segurança para lidar com as ameaças cibernéticas de hoje. Em ambos os casos, a criptografia requer etapas extras de desenvolvimento e experiência em TI. O envio de arquivos com segurança acaba por se tornar difícil, caro e demorado.

A eZly oferece as soluções IBM Sterling e  conta com profissionais certificados para LGPD, aptos a ajudarem sua empresa a se adequar às novas regras e a garantir padrões elevados de cibersegurança.

Ao contratar os serviços da eZly, os clientes têm a certeza de que contarão com produtos e profissionais certificados, prontos para ajudar o seu negócio a ir mais longe. Nossos produtos são instalados em ambientes na nuvem, com criptografia, o que garante maior agilidade e segurança entre as transações.

Quer saber sobre as nossas soluções? Entre em contato com um de nossos especialistas pelo telefone +55 11 3045-8282 ou por meio do nosso formulário, disponível em https://ezly.com.br/fale-com-a-ezly/.

A eZly é Gold Partner IBM, uma das únicas empresas da América Latina com Certificação de Accreditation IBM em soluções B2B e tem ajudado centenas de empresas na integração de dados, em processos complexos, de forma eficiente e segura.