Os riscos da transferência de dados em processos B2B

Atualmente, a quantidade de arquivos trocados em processos B2B é muito grande, o que requer uma solução confiável e eficiente de transmissão de arquivos.

A transferência de informações entre esses parceiros deve ser realizada com o objetivo de garantir que cada lado desempenhe suas funções de negócios com efetividade e segurança. Para isso, os dados devem ser trocados em condições que permitam a total confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade das informações. Erros em qualquer um desses parâmetros podem causar prejuízos milionários e expor dados sigilosos, impactando terrivelmente toda uma cadeia de negócios.

Uma das características das tecnologias de transferência de dados que devem ser levadas em conta é a possibilidade de visualização consolidada de todo o ambiente da troca de informações. Essa funcionalidade permite se obter uma leitura completa de todas as etapas do processo, identificando prováveis falhas de segurança. Para que essa visibilidade total do processo de transferência seja possível, o dashboard deve ser amigável, para que eventuais erros e ameaças detectadas possam ser rapidamente contornados.

Hoje em dia, quando se fala em troca de dados, uma tendência é acabar com a dependência das transferências baseadas em File Transfer Protocol. Trata-se de um método simples, mas essa falta de sofisticação pode ter um alto custo. O FTP foi projetado no início dos anos 70, e a segurança não foi uma das principais preocupações de seus criadores, especialmente quando se considera o cenário atual. Ele é geralmente operado sem supervisão e sem criptografia, e não há muita clareza sobre permissões de acesso aos dados. Além disso, o FTP não cria relatórios de status de arquivos enviados ou recebidos, e não fornece notificações após o recebimento ou transmissão de dados. Esses problemas podem ser contornados pelo uso de softwares baseados em transferência ponto-a-ponto.

Finalmente, a transferência de arquivos deve ser protegida para o ambiente da Internet pública. Em operações B2B, especialmente, ela requer um proxy de aplicativo baseado em zona desmilitarizada (DMZ), que possibilita exercer controle mais rígido durante a transferência, exigindo autorização de parceiro comercial, autenticação multifator e quebra de sessão antes de entrar na zona confiável de uma empresa.

O IBM Sterling Secure File Transfer é uma solução de transferência de arquivos criado para atender cada uma das condições listadas acima. Ele também conta com recursos de orquestração de pedidos entre diferentes canais que permitem intermediação inteligente, fornece uma visão global do inventário e possibilita a realização de alterações em tempo real nos processos de pedidos.

A eZly é parceira Gold IBM, e a única empresa da América Latina com Certificação de Accreditation IBM em soluções B2B. Por meio da parceria, a eZly ajuda as empresas na integração com processos complexos.

 

Contate nosso time: https://ezly.com.br/fale-com-a-ezly/