Integração de dados: o caminho natural para que seguradoras eliminem falhas e diminuam custos

As seguradoras lidam diariamente com enormes volumes de dados. Pela natureza do negócio, elas devem ser capazes de atender seus clientes com uma velocidade e eficiência que, muitas vezes, não são requeridas em outros ramos. Um motorista envolvido em acidente, um incêndio em uma empresa ou o roubo de uma residência são apenas alguns dos exemplos das ocorrências atendidas pelas seguradoras, que devem conseguir colocar rapidamente em contato sua extensa carteira de clientes com uma não menor rede de parceiros, que incluem chaveiros, oficinas, serviços de guincho, seguranças particulares e consultórios médicos, entre outros.

Entre os desafios enfrentados pelas seguradoras no tratamento dessas informações estão:

  • A necessidade da tradução de um elevado volume de dados entre a seguradora e seus parceiros;
  • A administração de várias plataformas e servidores;
  • Dificuldades de rastreamento e recuperação de arquivos;

É precisamente a correta integração desses dados que garante a sobrevivência de uma seguradora – e que podem representar o diferencial que irá influenciar a escolha do possível cliente por esta ou aquela empresa.

Até muito recentemente, o modelo de gestão dessas informações mais utilizado era o VAN (Value Added Network, ou rede de valor agregado), baseado em uma central que recebe e distribui pedidos. Nesse sistema, quanto mais cresce o negócio, maior a estrutura e o número de atendentes necessários.

Um modelo de operações baseado em uma estrutura física que cresce conforme a carteira de clientes aumenta pode gerar vários problemas para a seguradora. Com o tempo, torna-se cada vez mais difícil coordenar e controlar com sucesso todas as atividades de assistência ao cliente, além da visibilidade e rastreabilidade dos dados. Os principais resultados são falhas no atendimento e perda de informações, ou dificuldade de tratar dados nos prazos adequados.

Como integrar dados e processos?

A solução para que uma seguradora continue a crescer sem que entre nesse estado possivelmente caótico é a integração segura dos dados e os complexos processos B2B que mantém com seus parceiros. Nesse método, a central de comunicação é eliminada, e acaba a necessidade de aumentar cada vez mais a equipe de atendimento. Trata-se de um sistema ágil e que reduz custos.

Para que isso seja possível, os processos da seguradora devem ser integrados em um único gateway. Essa tecnologia permite que as organizações aprimorem o fluxo de informações e garante que as transações e a troca de dados aconteçam de forma produtiva, escalável e compatível. Além disso, é capaz de propiciar elevada segurança em relação à comunicação entre os diversos sistemas organizacionais da seguradora, o que é fundamental em um mundo em que a aumentam as preocupações sobre privacidade e uso responsável dos dados.

A integração dos processos por um único gateway abre o caminho para que uma seguradora otimize praticamente todos seus processos. Entre os benefícios dessa tecnologia estão:

  • Aumento da a segurança de dados, por meio de criptografia e administração de usuários;
  • Gerenciamento de processos de negócios;
  • Gerenciamento de comunidades;
  • Maior visibilidade do tratamento e disposição de dados.

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