Criptografia de dados

A importância da criptografia para segurança de dados

Chegamos ao final de agosto, mês em que as primeiras sanções referentes à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) passaram a ser aplicadas. O tema aumentou o debate sobre a importância da aplicação de recursos que garantem a segurança dos dados em rede, sendo um dos principais a criptografia. Presente nos mais diversos dispositivos, o sistema transforma informações em códigos e é um dos pilares do uso seguro em tecnologia.

O Brasil tem vivido uma epidemia de tentativas de golpes que envolvem dados sigilosos, sejam eles de usuários físicos ou de corporações. Aparentemente, o suposto vazamento de dados de mais de 200 milhões de brasileiros, ocorrido no fim do ano passado, contribuiu para esse cenário. Mas trata-se, na verdade, de uma preocupação mundial. De acordo com a Kaspersky, o roubo de contas foi o principal crime financeiro em 2020. Um dos motivos é o aumento do movimento do e-commerce verificado no ano passado, causado pela pandemia.

No ambiente corporativo, os perigos também aumentaram. Segundo relatório da consultoria Kroll, a violação de dados de empresas no Brasil subiu 140% durante a pandemia. Entre os motivos estão o trabalho remoto, a evolução do ransomware e ataques à cadeia de suprimentos.

Por que criptografar os dados?

A criptografia garante que processos sigilosos de uma corporação sejam mantidos em segurança, mesmo em caso de possíveis vazamentos. Transações bancárias, informações sobre os colaboradores da empresa e dados de clientes, entre outros documentos, estão entre os que devem ser mantidos seguros por meio dessa tecnologia.

Com as informações criptografadas, mesmo durante o trânsito de dados, o risco é minimizado. Dessa forma, em casos de incidentes, preserva-se a segurança dos envolvidos, evitando multas e processos judiciais. Isso acontece porque as mensagens estão codificadas. Em outras palavras, a criptografia torna as informações ilegíveis a quem não tenha uma chave de acesso.

Ambiente na nuvem é mais seguro?

Um ambiente arquitetado na nuvem garante, entre outras coisas, que a estrutura ofereça segurança, velocidade e capacidade escalável. Antes de armazenar as informações em nuvem, é preciso criptografar os dados.

Já falamos no blog-post Cloud Computing e a Adequação à LGPD, e sobre como um ambiente in cloud é seguro. Entre os pontos observados, alertamos sobre a importância em considerar o cargo, e o tipo de tomada de decisão ligada diretamente a quem for ter acesso às chaves de um documento criptografados. Esse procedimento, minimiza o risco ao vazamento de dados sigilosos.

Outro ponto relevante é que não se recomenda o uso exclusivo de nuvens públicas, mas sim de uma estrutura Multicloud, nesses casos.

As soluções oferecidas pela eZly contam com criptografia?

Ao contratar os serviços da eZly, os clientes têm a certeza de que contarão com soluções e profissionais certificados, prontos para ajudar o seu negócio a ir mais longe. Nossos produtos são instalados em ambientes na nuvem, com criptografia, o que garante maior agilidade e segurança entre as transações.

 

Quer saber sobre as nossas soluções? Entre em contato com um de nossos especialistas pelo telefone +55 11 3045-8282 ou por meio do nosso formulário, disponível em https://ezly.com.br/fale-com-a-ezly/.

A eZly é Gold Partner IBM, uma das únicas empresas da América Latina com Certificação de Accreditation IBM em soluções B2B e tem ajudado centenas de empresas na integração de dados, em processos complexos, de forma eficiente e segura.