Cloud Computing e a adequação à LGPD

A poucos dias para o início da aplicação das multas por inconformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) muitas empresas ainda não começaram os trabalhos de adequação às novas regras. A preocupação é ainda maior, principalmente, entre as organizações que utilizam ambientes em nuvens.

Nem todas as empresas que fazem uso de Cloud Computing conhecem a localização exata de seus Data Centers. Algumas fornecedoras, por exemplo, hospedam seus servidores fora do Brasil, ou seja, em lugares ou com regulamentações diferentes da nossa ou ainda: em países que não tenham uma legislação específica sobre o assunto.

Dessa forma, as empresas brasileiras terão que analisar as políticas de segurança dos fornecedores de suas nuvens a fim de verificar o cumprimento às novas regras. A boa notícia é que contar com uma arquitetura desenvolvida em um ambiente cloud pode facilitar a adequação.

 

Vantagens e adequação à LGPD

Os benefícios de migrar as informações de sua empresa para um ambiente em nuvem são inúmeras. Velocidade, capacidade escalável de funcionamento e segurança são apenas alguns deles baixe gratuitamente nosso infográfico Jornada para Nuvem no Processo de Transformação Digital.  Nesse sentido, contar com um software que garanta a proteção aos dados dos clientes, no processo de adequação à LGPD, é fundamental.

Criptografia para dados em trânsito ou em armazenados e ferramentas capazes de detectar ameaças estão entre as principais vantagens atreladas a esta solução. A possibilidade de realizar monitoramento em tempo real também é um mecanismo de prevenção porque ajuda a prever situações de risco. Isso possibilita a oferta de respostas rápidas, em caso de necessidade.

Outro ponto de atenção diz respeito ao acesso a determinadas informações sensíveis. Antes de mais nada, é preciso compreender que uma arquitetura em nuvem torna possível definir quais colaboradores terão acesso a determinadas permissões. Para isso, é preciso considerar os cargos que ocupam e quais são as tomadas de decisões de suas responsabilidades. Isso minimiza o risco ao vazamento de dados sigilosos. Neste caso, não se recomenda o uso exclusivo de nuvens públicas, mas sim de uma estrutura Multicloud.

 

Como evitar as sanções

Por fim, para não correr o risco de penalizado pela LGPD é preciso se cercar de provedores parceiros que estejam em conformidade com a legislação. A eZly conta com os serviços em nuvem da IBM Sterling e com profissionais certificados para LGPD, aptos a ajudarem sua empresa a se adequar às novas regras. As punições para organizações que não cumprirem a lei serão aplicadas a partir de 1º de agosto de 2021. Já o monitoramento quanto ao cumprimento da LGPD deve começar em janeiro de 2022 e será feito pela ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados). Em outras palavras, mesmo sem uma fiscalização efetiva, as corporações estarão sujeitas a multa.

 

Quer saber mais sobre as nossas soluções? A eZly conta com um time de especialistas que pode ajudar sua empresa a ir mais longe.

Entre em contato com nosso time de especialistas pelo telefone +55 11 3045-8282 ou por meio do nosso formulário, disponível em https://ezly.com.br/fale-com-a-ezly/.

A eZly é Gold Partner IBM, uma das únicas empresas da América Latina com Certificação de Accreditation IBM em soluções B2B e tem ajudado centenas de empresas na integração de dados, em processos complexos, de forma eficiente e segura.