Conheça as vantagens do uso do Docker e Kubernetes
Se você é um profissional de TI (Tecnologia da Informação) provavelmente já deve ter ao menos ouvido falar em Docker e Kubernets. Mas afinal, o que significam esses termos? Você sabe quais são as vantagens do uso dessas tecnologias? Antes de mais nada, para explicar o que são Docker e Kubernetes é preciso entender o que são containers.
O que são containers?
Containers são um conjunto de um ou mais processos organizados isoladamente do sistema. Dessa forma, container é o encapsulamento do código e de todas as dependências, bibliotecas, bins e arquivos que ele precisa para rodar. Assim, ele é isolado do seu ambiente de origem, garantindo sua portabilidade para qualquer outro ambiente. Em outras palavras, basta codificar uma única vez que ele poderá ser executado em qualquer lugar, seja localmente ou na nuvem.
O que é Docker?
O Docker é uma plataforma de código aberto, desenvolvido na linguagem Go e criada pelo próprio Docker.Inc. Ele tem alto desempenho e garante facilidade ao criar e administrar ambientes isolados. Dessa forma, podemos entender o Docker como uma forma de virtualizar aplicações no conceito de containers, possibilitando a criação, testes e implementações em um ambiente separado da máquina original. Portanto, os containers são isolados uns dos outros e agrupam seus próprios softwares, bibliotecas e arquivos de configuração.
O que é Kubernetes ?
Com a criação de containers, nasce também a necessidade de um local para gerenciá-los. Assim, Kubernetes ou k8s é um projeto de código aberto que tem como objetivo orquestrar containers e automatizar a implantação de aplicações. Originalmente, engenheiros do Google criaram e desenvolveram o Kubernetes. Até mesmo a tecnologia em cloud da gigante da comunicação utiliza este recurso.
Em síntese, é um sistema que tem por objetivo facilitar a implantação de aplicativos, a partir da perspectiva de microsserviços. Funciona em ambientes privados, públicos ou híbridos. Na prática, empresas que utilizam containers precisarão em algum momento utilizar Kubernets como um próximo passo na jornada de transformação digital, uma vez que o alto volume exige uma melhor orquestração.
Por que usar Docker e Kubernets?
De acordo com uma pesquisa da Cloud Native Computing Foundation, 84% das empresas usavam containers na produção em 2020. Juntas, as tecnologias de Dockers e Kubernets agem em complementaridade, embora seja possível utilizar apenas uma delas. Quando utilizadas juntas, permitem que softwares rodem com mais segurança quando movidos de um ambiente computacional para outro.
A velocidade está entre as principais vantagens para uso de Dockers. Eles podem reduzir o tempo de implantação de horas para segundos. Ao criar um container para cada processo, é possível compartilhar processos similares rapidamente com novos aplicativos. Com o uso de vários containers, aumenta a complexidade da segurança, uma vez que ela tem várias camadas.
Por isso, utilizar Kubernets é fundamental para o crescimento de sua empresa de forma segura. Sua orquestração permite que a criação de serviços de aplicações abranja múltiplos containers, sendo possível programar o uso deles no cluster e escalá-los, além de garantir sua integridade mesmo com o passar do tempo.
Quer saber mais sobre esta e outras soluções? A eZly pode ajudar sua empresa na implementação de Dockers e Kubernetes. Entre em contato com nosso time de especialistas preenchendo nosso formulário, disponível em https://ezly.com.br/fale-com-a-ezly/ ou pelo pelo telefone +55 11 3045-8282.
A eZly é Gold Partner IBM, uma das únicas empresas da América Latina com Certificação de Accreditation IBM em soluções B2B e tem ajudado ajudado centenas de empresas na integração de dados, em processos complexos, de forma eficiente e segura.