5 razões para sua empresa adotar uma estratégia Multicloud

Com o avanço da transformação digital, a migração para serviços de cloud passou a ser um caminho natural para empresas em busca de uma arquitetura escalável, capaz de suportar aumentos expressivos de demanda, sem a perda da estabilidade, funcionalidade e velocidade. Uma estratégia Multicloud reúne inúmeros benefícios, entre eles a integração de diferentes serviços, métodos ágeis e segurança. A seguir, vamos explicar este conceito e por que você deve implementá-lo na sua empresa.

O que é Multicloud?

O conceito de Multicloud consiste na utilização de duas ou mais estruturas de computação na nuvem. Os serviços podem ser compostos por um provedor de nuvem pública ou privada. Assim, um ambiente Multicloud é aquele em que utiliza serviços de vários provedores cloud para alimentar suas aplicações.

Motivos para adotar o Multicloud

1-Redução de custos

Em uma estratégia Multicloud, as empresas podem usar a combinação de serviços mais competitiva para seu negócio. Com uma estrutura pronta para integrar os mais variados fornecedores, a contratação torna-se mais flexível, o que abre espaço para negociações mais assertivas, o que inclui descontos, a depender do volume contratado.

 

2-Segurança

Um ambiente Multicloud é capaz de reduzir o risco da perda de dados por unir nuvens públicas e privadas. Seu uso permite também atender às mais variadas regulamentações ligadas a governos que exijam o armazenamento de dados em determinadas regiões. Para isso, contar com colaboradores qualificados faz toda diferença. A eZly tem em sua equipe profissionais certificados internacionalmente, prontos para atender por meio de um desenvolvimento ágil, baseado em DevOps, e em total conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

 

3-Integração de serviços

Como ainda não há no mercado um único ambiente cloud capaz de oferecer com perfeição os mais variados serviços, uma estratégia Multicloud permite utilizar o que há de melhor em cada uma delas. Esta estratégia permite ter acesso a um conjunto de recursos superior ao obtido em uma única nuvem.

 

4-Evita interrupções no serviço

Em ambientes Multiclouds, as empresas conseguem diminuir ou evitar as interrupções. Isso acontece porque a solução permite o backup dos dados, além de propiciar sistemas altamente escaláveis que continuam em funcionamento mesmo se a nuvem de uso principal apresentar falhas.

 

5-Não ser dependente de um único fornecedor

Contar com vários fornecedores de nuvem oferece flexibilidade às empresas. Dessa forma, é possível decidir começar ou interromper um serviço, de acordo com a necessidade do negócio. Isto permite descontinuar o uso após a finalização de um projeto ou contratar um novo serviço que atenda a uma nova demanda específica. Além disso, utilizar softwares com tecnologia de código aberto proporciona uma base consistente para qualquer implantação em nuvem.

 

Quer saber mais sobre soluções Multiclouds? Entre em contato com nosso time de especialistas pelo telefone +55 11 3045-8282 ou por meio do nosso formulário, disponível em https://ezly.com.br/fale-com-a-ezly/.

A eZly é Gold Partner IBM, uma das únicas empresas da América Latina com Certificação de Accreditation IBM em soluções B2B e tem ajudado centenas de empresas na integração de dados, em processos complexos, de forma eficiente e segura.

Conheça as vantagens de uma arquitetura escalável na nuvem

Estar pronto para um aumento expressivo da demanda de serviços oferecidos é a premissa para competir em um mercado cada vez mais digital. Investir em tecnologia e uma infraestrutura que garantam escalabilidade torna-se um diferencial para os negócios, colocando-os à frente da concorrência. Para isso, contar com uma arquitetura escalável na nuvem faz toda diferença.

O que é escalabilidade?

Quando falamos de software, escalabilidade está relacionada ao aumento da infraestrutura para que ela seja capaz de suportar um número maior de requisições a uma aplicação.

Se sua empresa realiza uma campanha assertiva de divulgação, com uma boa oferta de preços e, por consequência, o número de usuários interessados em seu serviço ou produto aumenta exponencialmente, é preciso estar seguro de que o seu sistema suportará o crescimento apresentado.

Em outras palavras, de nada adianta realizar um excelente trabalho de marketing se a infraestrutura dos seus serviços não for capaz de entregar segurança, velocidade e a funcionalidade necessárias, com qualidade.

 Arquitetura na Nuvem

Com o avanço da pandemia de Covid-19, a procura por serviços digitais ou mesmo as vendas no e-commerce aumentaram consideravelmente em todo globo. No Brasil, por exemplo, 13 milhões de consumidores realizaram sua primeira compra online no ano passado devido às medidas de restrição para circulação no varejo físico.

O mesmo movimento foi observado em outros setores da economia, como no sistema financeiro. Clientes que antes resolviam suas pendências exclusivamente de forma presencial, em agências bancárias, passaram a optar por serviços online, via aplicativo ou desktop.  De acordo com a quinta edição do Observatório Febraban, pesquisa Febraban-Ipespe, cerca de 60% dos pesquisados afirmaram que, com a pandemia, passaram a utilizar mais os canais virtuais bancários.

Contar com uma arquitetura escalável na nuvem garante o sucesso quando o aumento da procura é inesperado ou mesmo quando é desejado e estrategicamente articulado. Isto demonstra ao mercado que a empresa está pronta para o atual momento, além de garantir funcionalidade, estabilidade, segurança e velocidade.

 Multicloud

Além de contar com uma arquitetura na nuvem, é preciso garantir que esta estrutura seja multicloud. Na hora de adquirir um software, é importante se certificar de que a sua funcionalidade opera independente do fornecedor da nuvem.

O IBM Sterling B2B Integrator, por exemplo, conta com esta e outras vantagens. Por meio da oferta de um único gateway B2B flexível, a solução pode melhorar os processos de negócios além dos limites do empreendimento e aumentar a visibilidade dentro e fora das cadeias de fornecimento e demanda.

Segundos especialistas de TI, 2021 é considerado o ano do conceito multicloud. Ele consiste na utilização de duas ou mais estruturas de computação na nuvem. Os serviços podem ser compostos por um provedor de nuvem pública ou privada. Esta solução possibilita maior escalabilidade, de acordo com a demanda exigida, com otimização dos custos e da capacidade computacional – baixe gratuitamente o infográfico Jornada para Nuvem no Processo de Transformação Digital clicando aqui.

 

Quer saber mais sobre esta e outras soluções? Entre em contato com nosso time de especialistas pelo telefone +55 11 3045-8282 ou por meio do nosso formulário, disponível em https://ezly.com.br/fale-com-a-ezly/.

A eZly é Gold Partner IBM, uma das únicas empresas da América Latina com Certificação de Accreditation IBM em soluções B2B e tem ajudado ajudado centenas de empresas na integração de dados, em processos complexos, de forma eficiente e segura.

Soluções eZly estão revolucionando a integração de dados no setor de seguros

A era do Big Data trouxe inúmeros desafios para os mais diversos setores econômicos nos últimos anos. Seja pelo alto volume de dados ou pela necessidade de garantir a segurança das informações, a integração tornou-se fundamental para a solidez de qualquer negócio, especialmente os que fazem parte do setor de seguros.

Aqui na eZly Tecnologia, nós apoiamos empresas B2B/ EDI (Electronic Data Interchange), nacionais e multinacionais, ajudando-as a integrarem um alto volume de dados com conversão e interação ajustável para diversos sistemas internos, fornecedores, clientes e parceiros externos.

Com foco no desenvolvimento e promoção de relacionamentos corporativos, fornecemos soluções que simplificam a interação entre parceiros e clientes. A seguir, vamos conhecer um pouco mais deste universo e alguns dos produtos e serviços de nosso portfólio, voltados para o segmento.

IBM Sterling Connect Direct

Não raro, o modelo de negócio das seguradoras segue o formato VAN (Value Added Network) – rede de valor agregado, em tradução livre – baseado em uma central de comunicação. Trata-se de um modelo do tipo “quanto mais se usa, mais se paga”, que deve ser ampliado em atendentes e estrutura para acompanhar o crescimento do negócio. Com o tempo, lidar com a transferência desse enorme volume de dados e partes envolvidas se torna uma tarefa onerosa e complexa.

Para ajudar as empresas parceiras a resolverem este problema, a eZly conta com o IBM Sterling Connect Direct, solução que faz parte do modelo Bundle SFT, composta também pelos produtos IBM Sterling B2B Integrator; IBM Sterling File Transfer; IBM Control Center; e IBM Sterling Secure Proxy.

O produto permite que essa transferência de arquivos seja feita ponto-a-ponto, o que diminui a dependência de transferências de FTP (File Transfer Protocol), que são pouco confiáveis.

IBM MQ

Outra solução que a sua empresa encontra na eZly, é o IBM MQ. O produto foi desenvolvido para transportar qualquer tipo de dado como mensagens, permitindo que empresas construam arquiteturas flexíveis e reutilizáveis tais como ambientes de SOA (Service Oriented Architecture – sigla em inglês para Arquitetura Orientada a Serviços). Ele funciona com uma ampla variedade de plataformas de computação, aplicativos, serviços da web e protocolos de comunicação para entrega de mensagens rica em segurança. IBM MQ fornece uma camada de comunicações para visibilidade e controle do fluxo de mensagens e dados dentro e fora da organização.

Vantagens em contratar o IBM MQ

-Fornece integração do sistema de mensagens versátil de mainframe para dispositivo móvel que fornece um backbone de sistema de mensagens único e robusto para ambientes dinâmicos heterogêneos;

-Conta com entrega de mensagens com recursos ricos em segurança que produzem resultados auditáveis;

-Tem transporte de mensagens de alto desempenho para entregar dados com velocidade e confiabilidade melhoradas;

-Possui recursos administrativos que simplificam o gerenciamento de sistemas de mensagens e reduzem o tempo gasto usando ferramentas complexas;

-Traz ferramentas de desenvolvimento de padrões abertos que suportam extensibilidade e crescimento de negócios.

Em outras palavras, o IBM MQ Advanced simplifica e acelera a integração dos dados de negócios em diversas plataformas, facilitando a troca de informações e oferecendo uma solução única para dados em nuvem, em movimento, IoT e ambientes locais.

Quer saber mais sobre esta e outras soluções voltadas para o setor de seguros? Entre em contato com nosso time de especialistas pelo email contato@ezly.com.br; pelo telefone +55 11 3045-8282, ou por meio do nosso formulário, disponível em https://ezly.com.br/fale-com-a-ezly/.

Os riscos da transferência de dados em processos B2B

Atualmente, a quantidade de arquivos trocados em processos B2B é muito grande, o que requer uma solução confiável e eficiente de transmissão de arquivos.

A transferência de informações entre esses parceiros deve ser realizada com o objetivo de garantir que cada lado desempenhe suas funções de negócios com efetividade e segurança. Para isso, os dados devem ser trocados em condições que permitam a total confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade das informações. Erros em qualquer um desses parâmetros podem causar prejuízos milionários e expor dados sigilosos, impactando terrivelmente toda uma cadeia de negócios.

Uma das características das tecnologias de transferência de dados que devem ser levadas em conta é a possibilidade de visualização consolidada de todo o ambiente da troca de informações. Essa funcionalidade permite se obter uma leitura completa de todas as etapas do processo, identificando prováveis falhas de segurança. Para que essa visibilidade total do processo de transferência seja possível, o dashboard deve ser amigável, para que eventuais erros e ameaças detectadas possam ser rapidamente contornados.

Hoje em dia, quando se fala em troca de dados, uma tendência é acabar com a dependência das transferências baseadas em File Transfer Protocol. Trata-se de um método simples, mas essa falta de sofisticação pode ter um alto custo. O FTP foi projetado no início dos anos 70, e a segurança não foi uma das principais preocupações de seus criadores, especialmente quando se considera o cenário atual. Ele é geralmente operado sem supervisão e sem criptografia, e não há muita clareza sobre permissões de acesso aos dados. Além disso, o FTP não cria relatórios de status de arquivos enviados ou recebidos, e não fornece notificações após o recebimento ou transmissão de dados. Esses problemas podem ser contornados pelo uso de softwares baseados em transferência ponto-a-ponto.

Finalmente, a transferência de arquivos deve ser protegida para o ambiente da Internet pública. Em operações B2B, especialmente, ela requer um proxy de aplicativo baseado em zona desmilitarizada (DMZ), que possibilita exercer controle mais rígido durante a transferência, exigindo autorização de parceiro comercial, autenticação multifator e quebra de sessão antes de entrar na zona confiável de uma empresa.

O IBM Sterling Secure File Transfer é uma solução de transferência de arquivos criado para atender cada uma das condições listadas acima. Ele também conta com recursos de orquestração de pedidos entre diferentes canais que permitem intermediação inteligente, fornece uma visão global do inventário e possibilita a realização de alterações em tempo real nos processos de pedidos.

A eZly é parceira Gold IBM, e a única empresa da América Latina com Certificação de Accreditation IBM em soluções B2B. Por meio da parceria, a eZly ajuda as empresas na integração com processos complexos.

 

Contate nosso time: https://ezly.com.br/fale-com-a-ezly/

Integração de dados: o caminho natural para que seguradoras eliminem falhas e diminuam custos

As seguradoras lidam diariamente com enormes volumes de dados. Pela natureza do negócio, elas devem ser capazes de atender seus clientes com uma velocidade e eficiência que, muitas vezes, não são requeridas em outros ramos. Um motorista envolvido em acidente, um incêndio em uma empresa ou o roubo de uma residência são apenas alguns dos exemplos das ocorrências atendidas pelas seguradoras, que devem conseguir colocar rapidamente em contato sua extensa carteira de clientes com uma não menor rede de parceiros, que incluem chaveiros, oficinas, serviços de guincho, seguranças particulares e consultórios médicos, entre outros.

Entre os desafios enfrentados pelas seguradoras no tratamento dessas informações estão:

  • A necessidade da tradução de um elevado volume de dados entre a seguradora e seus parceiros;
  • A administração de várias plataformas e servidores;
  • Dificuldades de rastreamento e recuperação de arquivos;

É precisamente a correta integração desses dados que garante a sobrevivência de uma seguradora – e que podem representar o diferencial que irá influenciar a escolha do possível cliente por esta ou aquela empresa.

Até muito recentemente, o modelo de gestão dessas informações mais utilizado era o VAN (Value Added Network, ou rede de valor agregado), baseado em uma central que recebe e distribui pedidos. Nesse sistema, quanto mais cresce o negócio, maior a estrutura e o número de atendentes necessários.

Um modelo de operações baseado em uma estrutura física que cresce conforme a carteira de clientes aumenta pode gerar vários problemas para a seguradora. Com o tempo, torna-se cada vez mais difícil coordenar e controlar com sucesso todas as atividades de assistência ao cliente, além da visibilidade e rastreabilidade dos dados. Os principais resultados são falhas no atendimento e perda de informações, ou dificuldade de tratar dados nos prazos adequados.

Como integrar dados e processos?

A solução para que uma seguradora continue a crescer sem que entre nesse estado possivelmente caótico é a integração segura dos dados e os complexos processos B2B que mantém com seus parceiros. Nesse método, a central de comunicação é eliminada, e acaba a necessidade de aumentar cada vez mais a equipe de atendimento. Trata-se de um sistema ágil e que reduz custos.

Para que isso seja possível, os processos da seguradora devem ser integrados em um único gateway. Essa tecnologia permite que as organizações aprimorem o fluxo de informações e garante que as transações e a troca de dados aconteçam de forma produtiva, escalável e compatível. Além disso, é capaz de propiciar elevada segurança em relação à comunicação entre os diversos sistemas organizacionais da seguradora, o que é fundamental em um mundo em que a aumentam as preocupações sobre privacidade e uso responsável dos dados.

A integração dos processos por um único gateway abre o caminho para que uma seguradora otimize praticamente todos seus processos. Entre os benefícios dessa tecnologia estão:

  • Aumento da a segurança de dados, por meio de criptografia e administração de usuários;
  • Gerenciamento de processos de negócios;
  • Gerenciamento de comunidades;
  • Maior visibilidade do tratamento e disposição de dados.

Quer saber mais sobre como a eZly pode ajudar a integrar os dados da sua seguradora? Fale com nosso time pelo email: contato@ezly.com.br,  ou tel +55 11 3045 8282, ou acesse ainda nosso formulário: https://ezly.com.br/fale-com-a-ezly/

Automação de TI e orquestração: entenda a diferença entre esses dois processos

Automação é um termo frequentemente falado em empresas, seja qual for a área de atuação. Em muitos casos, as pessoas acabam confundindo com o processo de orquestração, já que são conceitos muito próximos.

De acordo com cada situação, seja qual for o termo correto a ser utilizado, ambos são essenciais em um processo de transformação digital bem-sucedido. Entenda agora mesmo o que é orquestração e sua diferença com a automação neste artigo.

Qual a diferença entre automação de TI e orquestração?

Para entendermos melhor a diferença entre automação de TI e orquestração, é necessário explicar individualmente cada um, visto que são conceitos muito próximos e fáceis de serem confundidos.

O que é automação de TI?
Geralmente as pessoas se referem à automação de processos, quando estão falando de fluxos inteiros de trabalho, mas, na verdade, essa afirmação está incorreta.

A automação refere-se à configuração de uma única demanda para execução por conta própria. A automatização de uma tarefa pode ser aplicada tanto no desktop quanto na nuvem e pode se referir a qualquer coisa, como um lançamento de servidor web, por exemplo.

O que é orquestração?
Quando falamos da automação de toda uma infraestrutura de TI, incluindo diversas tarefas de um processo, estamos falando de orquestração. É um processo mais complexo, pois é necessário conhecer e acompanhar cada etapa de um projeto, incluindo a variedade de plataformas, como aplicativos, bancos de dados, entre outros.

Quais são os principais benefícios da automação de TI e da orquestração de processos?

Geralmente quando se opta pela automação, mesmo sendo para uma única tarefa, sua consequência pode ser em uma escala muito maior, como em todo o processo, assim como a orquestração, que envolve a automação de muitas tarefas para o mesmo propósito.

Independentemente do processo aplicado, tanto a automação quanto a orquestração de processos trazem muitos benefícios:

Diminuição de atritos entre pessoas: sabemos que é muito importante a colaboração em equipes em um projeto e processos, mas temos consciência de que o atrito entre pessoas é algo comum nessas ocasiões. A automação ou orquestração de processos certamente contribui para que esses episódios diminuam ou simplesmente não aconteçam.

Aumento da produtividade: os humanos podem realizar tarefas que requerem pensamento, análise e tomada de decisões. Os processos que envolvem força podem ser automatizados, aumentando a produtividade.

Economia: a automação e/ou orquestração de processos pode contribuir para a diminuição de custos gerais de TI.

Consistência: a padronização de processos, através da automação de infraestrutura de TI, traz a consistência e a confiabilidade de toda uma produção, contribuindo para a boa imagem de uma marca, por sempre oferecer produtos tão bons.

Faça a transformação digital de sua empresa

No mercado brasileiro há mais de 10 anos, a eZly é referência para grandes organizações nacionais e multinacionais, com o desafio de integrar dados B2B/ EDI, contribuindo com a integração de um alto volume de dados com conversão e interação ajustável a diversos sistemas internos, fornecedores, clientes e parceiros externos.

Com essa integração, as empresas conseguem reduzir custos e obter uma visibilidade gerencial melhor de seus processos. Fale com o time da eZly e simplifique os processos de TI em sua empresa.

3 tendências de fluxo de automação para área de TI em 2021

As tecnologias de fluxo de automação para a área de TI são desenvolvidas para substituir os jobs manuais das empresas e as organizações estão tentando acompanhar as mudanças provocadas constantemente pela transformação digital. Neste artigo, desenvolvido pela eZly, vamos explorar algumas tendências que devem se intensificar nos próximos anos. 

Para saber mais sobre fluxo de automação, baixe o nosso material “Automação de workflow para iniciantes”. Você vai entender as inúmeras vantagens de contar com essa tecnologia na sua empresa.  

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“Quem vê cara, não vê coração.” “A primeira é a impressão é a que fica.” Essas são algumas expressões usadas para avaliar o comportamento da pessoa, mas que também servem para o mercado de TI.  Ser bem visto pelos seus clientes e concorrentes é fundamental, mas isso não garante que a sua solução realmente entrega o que promete. Basta imaginar aquele candidato que durante uma entrevista de emprego se mostra qualificado para preencher os requisitos da vaga, porém fica a desejar nas atividades diárias.

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No último dia 18 de agosto, as concessionárias estatais e privadas de distribuição de energia elétrica passaram a fazer parte do Cadastro Positivo, conhecido como o “cadastro de bons pagadores” existente no Brasil desde 2011. O setor agora corre contra o tempo para se adequar a regulamentação. Isso significa integrar e enviar os dados dos consumidores com segurança para os birôs de créditos (Boa Vista, Quod, Serasa e SPC), responsáveis pela unificação e geração do cadastro.

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A pergunta acima contém três palavras-chave “automação de workflow”, “gestão de dados” e “Big Data”. Esse trio interessa às equipes de Tecnologia da Informação (TI), pois permite que as atividades sejam cumpridas e os dados combinados para ajudar nos desafios da empresa.

A automação de workflow ajuda a evitar o desperdício de tempo ao ter uma “máquina” dedicada para resolver atividades repetitivas e demoradas, otimizando as horas de trabalho. Alguns exemplos simples são:

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