Tendências de proteção de dados e cibersegurança

Tendências de proteção de dados e cibersegurança

Com o avanço da digitalização, a proteção de dados e a cibersegurança se tornaram indispensáveis para as empresas, uma vez que cresceram também os ataques cibernéticos e os vazamentos de dados pessoais e corporativos.

Segundo levantamento do setor, só em 2021 o Brasil sofreu 88,5 bilhões de tentativas de ataques no ambiente digital. Em comparação a 2020, houve um crescimento de 950% desse tipo de ocorrência.

Só de ataques ransomware, tipo de malware que sequestra dados e exige resgate, foram 33 milhões de tentativas. Esse número, levantado pelo Relatório Sonic Wall, coloca o Brasil na quarta posição dos países que mais sofreram com os vírus sequestradores.

Diante desse cenário desafiador, as empresas devem investir em soluções de proteção de dados e segurança. Soluções para as arquiteturas cloud e para endpoints, além de investimentos para se adequar à LGPD são algumas das tendências.

Por que insegurança no ambiente digital cresceu?

Especialistas em cibersecurity indicam que a insegurança no ambiente digital, sobretudo para empresas, está mesmo maior.

E isso acontece muito por causa da própria transformação digital. Em outras palavras, as empresas estão mais conectadas e utilizam mais tecnologias, por isso, acabam mais expostas aos cibercriminosos.

Mas há outros fatores que ajudam a explicar esse novo cenário. O trabalho híbrido, por exemplo, necessário por causa da pandemia, fez com que os colaboradores deixassem o ambiente corporativo. Com isso, há mais dispositivos conectados e menor proteção a esses endpoints.

Confira, a seguir, as principais tendências de proteção de dados e cibersegurança.

1. Proteção de dados com a LGPD

No Brasil, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) existe desde 2018 e entrou em vigor em 2020. Um dos aspectos que tem chamado a atenção das empresas nacionais é que a falta de conformidade com a lei pode gerar sanções de mais de R$ 50 milhões.

Mas, além da perda financeira, as companhias estão atentas aos danos para a imagem e reputação corporativa, em caso de vazamentos de dados. Por isso, a adequação à lei se intensificou no país.

Comitês interdisciplinares, com a presença de advogados, profissionais de TI e líderes de segurança, são essenciais nesse processo. Mas já mostramos aqui que, uma empresa em dia com a LGPD, necessariamente, tem uma boa estrutura de cibersegurança.

2. Arquitetura cloud protegida

A arquitetura cloud oferece inúmeros benefícios para as empresas, como redução de custos, escalabilidade e maior eficiência.

Apesar de já ser bastante segura, a arquitetura cloud precisa de uma infraestrutura e de protocolos de segurança reforçados. Uma das estratégias para aumentar a segurança na cloud é a adoção da criptografia que torna as informações ilegíveis a quem não tem a chave de acesso.

Um dos pontos fortes da criptografia é que o protocolo protege as diversas camadas da cloud, desde dados em repouso aos que estão em uso.

3. Proteção de endpoints

Como vimos, os ataques cibernéticos e, especialmente, os ransomware se popularizam no Brasil nos últimos anos. Um dos motivos para isso acontecer é que os endpoints, dispositivos de acesso à rede, ficaram mais desprotegidos fora do ambiente corporativo.

Nesse sentido, é necessário investir em soluções que garantam a segurança dos endpoints, bem como a proteção integral dos dados trocados entre os dispositivos.

A solução IBM MQ, por exemplo, transporta qualquer tipo de dado em forma de mensagens. Com protocolos especiais de segurança, a ferramenta garante que o fluxo de dados nunca será interrompido, evitando também a duplicação de mensagens.

4. Integração de dados com segurança

Nesse cenário de transformação digital e alta conectividade, as empresas estão amadurecendo a cultura data-driven e os dados são indispensáveis para inúmeros processos corporativos, sendo utilizados, inclusive, para a tomada de decisão.

Nesse sentido, a integração de dados se torna indispensável para os negócios. Ferramentas como a IBM Sterling Secure File Transfer permitem observar a movimentação de dados de forma unificada, oferecendo visibilidade de ponta a ponta e muita segurança para as empresas que realizam muitas transferências de arquivo diariamente.

Aumente a segurança da sua empresa com a eZly

A eZly tem uma equipe especializada em LGPD e oferece as melhores soluções de proteção de dados e cibersegurança.

Primeira empresa da América Latina a obter a certificação Accreditation da IBM em Soluções B2B, somos Top International Business Partner in B2B Integration e temos qualificação Gold Business Partner da IBM.

Nós oferecemos as melhores soluções IBM para o seu negócio ficar seguro e protegido. Entre em contato com nosso time de vendas para saber mais!